segunda-feira, 11 de maio de 2009

Semana de Administração - Setembro 2009

Manifeste sua opinião elegendo o tema da Semana de Administração de 2009 que será realizada no mês de setembro.
Este é um evento de todos os alunos do curso de Administração da FACI.
Faça a sua parte vote e incentive seus colegas a votarem!
A votação ocorrerá na sala de aula.
Para facilitar seu voto leia as informações de cada um dos temas.

Tema 01: Oportunidades para o Administrador no mundo dos Negócios

Justificativa:

No mundo dos negócios não existe meio termo. Ou se vence com estratégias bem definidas tomando decisões inteligentes, ou se está fora do jogo. O papel do administrador é tomar decisões inteligentes, aproveitando as oportunidades do mercado, fazendo com que a organização consiga vencer em cenários de crise ou não. Os desafios são intensos, mas o administrador é o profissional completo e indicado para perceber e fazer valer as grandes oportunidades existentes na globalização da economia.

Objetivo Geral:

Apresentar para o estudante de administração as grandes oportunidades de negócios existentes na atual globalização da economia a partir do Estado do Pará.

Objetivos específicos:

· Introduzir o pensamento empreendedor e a necessidade de se fazer planos de negócios.

· Apresentar o mundo dos negócios com seus desafios e oportunidades.

· Destacar os setores-chaves da economia com suas oportunidades para o futuro administrador.


Tema 02: O administrador e as Tecnologias colaborativas

Justificativa

Observamos diferenças da empresa atual em relação à do Século XX, algumas visíveis e outras nem tanto. A utilização da tecnologia da informação evidencia essas diferenças, permitindo às organizações conexões globais, virtuais e instantâneas. A capacidade de se reinventar na infraestrutura e nos produtos, bem como nos sistemas de gestão e de relacionamento com os chamados stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas, comunidade, governo…), também se tornou ponto essencial às organizações. É papel do administrador utilizar tecnologias colaborativas que permitam a otimização do trabalho em equipe para que os resultados obtidos tragam benefícios e crescimento às organizações.

Objetivo Geral

Mostrar a importância das tecnologias da informação colaborativas que permitem o desenvolvimento das competências profissionais criando organizações com uma estrutura mais horizontal das atividades, gerando diversidade, equipes flexíveis e colaborativas, com funcionários mais autoconfiantes, gerenciáveis por si próprios.

Objetivos específicos

· Proporcionar aos alunos o conhecimento de tecnologias que permitam ao Administrador pensar e agir em um contexto global.

· Ampliar o propósito das corporações para além dos resultados econômico-financeiros.

· Demonstrar aos alunos as principais tecnologias colaborativas utilizadas atualmente, tais como: wikis, blogs, construção de comunidades e redes sociais que permitem um elevando grau de interação entre os participantes.


Tema 03: A necessidade da Gestão estratégica em tempos de mudança.

Justificativa

O cenário competitivo cada vez mais exige das empresas uma postura intensa, agressiva e planejada como fator determinante de sua existência, a integração de seus recursos adequados ao ritmo intenso exigido pelo mercado é fator preponderante para a conquista de maiores fatias de mercado. A única opção das organizações se manterem como player global, nacional ou regional, é transformar o seu aprendizado organizacional em estratégias que disseminem o valor do conhecer praticado de acordo com as competências internas e externas empresariais, tendo como fruto o alcance de metas plausíveis e a possibilidade de superação de possíveis turbulências econômicas.

Objetivo Geral

Trazer ao aluno em linguagem prática a amplitude funcional do planejamento estratégico em função das experiências vivenciadas por profissionais pertencentes ao mercado regional ou nacional.

Objetivos específicos

· Expor ao alunado os efeitos decorrentes do atual cenário global no planejamento das empresas regionais;

· Demonstrar o valor agregado do recurso humano na atual gestão estratégica organizacional;

· Discutir as práticas da gestão de T.I como diferencial na execução de estratégias internas ou externas;

· Explanar as bases do alinhamento estratégico praticadas no mercado empresarial.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Digite seu comentário abaixo: